Skip to Content

O Fundo de Assistência à Ação Coletiva

O Fundo de Assistência à Ação Coletiva (CAAF) é uma iniciativa de três anos (2025–2027), liderada e assessorada por ativistas, múltiplos doadores e cocriada por movimentos da Maioria Global e seus aliados em setores-chave. Fundamentada na crença de que a participação cívica e as ações coletivas intersetoriais são essenciais para a concretização da justiça e da equidade, a Iniciativa responde à forma como os movimentos estão a se desenvolver nos dias de hoje— frequentemente de maneiras  transnacionais, interseccionais e inovadoras que desafiam sistemas de exclusão arraigados e redefinem o engajamento democrático. 

O CAAF irá fortalecer os ecossistemas que viabilizam os direitos, a democracia e a justiça ao reunir recursos filantrópicos —financeiros e não-financeiros— em conjunto com o acompanhamento estratégico. Juntos, esses investimentos servem como catalisadores para aprofundar a coordenação intersetorial, a solidariedade e a liderança realizadas pelos próprios movimentos, permitindo que as comunidades possam ampliar o seu poder, influência política nos processos de governança, e impulsionar de forma significativa mudanças sistêmicas a nível local e além das fronteiras. 

E – diferentemente de qualquer outra iniciativa atual – o CAAF está fornecendo aos doadores filantrópicos e bilaterais o aprendizado, as ferramentas e as estratégias para centrar os movimentos e as redes informais em suas estratégias e doações. Para este fim,  buscamos abordar uma reclamação central dos movimentos globais – de que os doadores coordenem-se para apoiar e potencializar efetivamente campanhas não violentas em busca de mudanças sistêmicas e duráveis. Esta  abordagem não apenas amplia o impacto, mas também constrói a infraestrutura coletiva necessária para coordenar intervenções que confrontem as desigualdades estruturais em sua essência. 

  • Prioridades Estratégicas

    Os financiadores filantrópicos e bilaterais comprometidos com os direitos,  com a democracia e com a justiça reconhecem a oportunidade de transformação profunda quando movimentos regionais, organizados e bem articulados contam com recursos flexíveis, parceiros experientes e ambientes favoráveis que sejam suficientes. Todavia, historicamente, os financiadores tiveram dificuldades em fornecer os recursos e o apoio adequados aos movimentos no momento certo. O Fundo, que terá duração de três anos, possui três prioridades estratégicas:

    1. Recursos, Pessoas, Poder e Infraestrutura de Movimentos
      Investir e catalisar movimentos que impulsionem mudanças duradouras e equitativas ao centrarem-se nas vozes, liderança e ação das comunidades.
    2. Possibilitar Condições para o Empoderamento de Pessoas
      Apoiar a infraestrutura, as redes e as capacidades que permitam que os movimentos organizem-se de forma segura, eficaz e sustentável.
    3. Modelo Colaborativo e Filantropia Responsável
      Promover novos modelos de doação colaborativa que partilhem o poder com os movimentos, alinhados com as suas prioridades e que incorporem a responsabilidade e a confiança no cerne das relações de financiamento.

    1. O Nosso Entendimento sobre Movimentos

      O CAAF enxerga os movimentos como esforços coletivos liderados por cidadãos —formais ou informais—que mobilizem o poder do povo para promover valores democráticos, equidade e direitos humanos. Enraizados na organização pacífica, esses movimentos cultivam a consciência pública, expandem a participação, e constroem uma ampla solidariedade para desafiar os sistemas de opressão e moldar uma governança mais justa.

      O CAAF reconhece que enquanto os movimentos são coletivos por natureza, eles também são movidos por líderes catalisadores—visionários, organizadores, e construtores de conexões cuja criatividade e compromisso inspiram comunidades e sustentam transformações a longo prazo. Ao apoiar tanto a infraestrutura coletiva e a liderança individual, o CAAF fomenta uma ação cívica resiliente, inclusiva e responsável que fortalece o tecido dos direitos, da democracia e da justiça.

    2. Quatro Linhas de Trabalho Interconectadas

      Baseado no engajamento substancial e na concessão de subsídios aos movimentos  em todo o mundo, o CAAF operacionalizou quatro linhas de trabalho que se reforçam mutuamente, permitindo a infraestrutura e o ambiente necessários para um maior sucesso dos movimentos:

      • Fortalecer e financiar movimentos sociais  que promovam equidade, justiça e governança participativa.
      • Ampliar a voz e a capacidade de ação cívica  através do aprendizado compartilhado, coordenação e poder narrativo.
      • Fortificar a infraestrutura e a segurança dos movimentos, garantindo que ativistas e organizações possam operar de forma livre e sustentável.
      • Cultivar o alinhamento e as responsabilidades dos financiadores, transformando a maneira como a filantropia impulsiona as relações com doadores privados e bilaterais com ideias semelhante e se engaja com os movimentos e comunidades.

    3. O que financiamos

      Estamos comprometidos com a concessão de subsídios ágeis e orientados pela demanda que preencham brechas em momentos cruciais e apoiem o planejamento e a ação no longo prazo, dando suporte a uma série de estruturas de movimentos com estratégias tanto internas como externas.

      • Movimentos interseccionais com oportunidades de influência extraordinária
      • Promoção da aprendizagem entre movimentos dos EUA e movimentos globais
      • Ecossistemas de movimentos
      • Áreas temáticas: juventude, ações climáticas, equidade de gênero, democracia e paz

      Especificamente, o CAAF oferece:

      • Financiamento principal ou flexível para movimentos e atores de movimentos, incluindo suporte operacional geral (principal) anual ou plurianual e suporte de projetos altamente flexível.
      • Ações de incidência e apoio à organização em massa dirigidas a líderes de movimentos e movimentos para possibilitar a organização de bases amplas, campanhas de mídia e mídia social, reforma não partidária, e outras formas de mobilização em massa e mudança.
      • Treinamento do movimento, desenvolvimento de habilidades, e coordenação de suporte internamente e entre movimentos, incluindo resolução de conflitos, segurança física e digital, tomada de decisões, liderança, e o financiamento dos aliados principais, infraestrutura e especialistas para a prestação desse apoio e de serviços.
      • Pesquisa, mapeamento, e avaliações do cenário para permitir que o movimento tome decisões, realize análises, elabore estratégias e ações de coordenação, e para apoiar a aprendizagem e a defesa do fundo.
      • Apoio ao prestador de serviços do movimento para escalar, ampliar e/ou expandir seus serviços e o suporte de campo existentes, incluindo resposta rápida, serviços e suporte de emergência, orientação do movimento, capacitação e recursos para ativistas não violentos etc.

      Para os beneficiários do financiamento, na medida permitida pelo financiamento, o CAAF também pode oferecer:

      • Resposta rápida/fundos de contingência para ativistas, movimentos e comunidades em situação de risco, incluindo apoio jurídico, médico e/ou para evacuação.
      • Fundos de saúde mental e bem-estar para líderes do movimento, ativistas e aliados.
      • Reuniões, intercâmbio entre pares e apoio a viagens para permitir que líderes do movimento e ativistas troquem ideias, elaborem estratégias coletivas e desenvolvam alianças mais fortes, e participem de diálogos e espaços globais e regionais, incluindo logística, fornecedores de serviços, locais de reuniões físicas e digitais, e outras despesas de viagens.

      Financiaremos até US$ 40.000 por subsídio. A convocação de solicitações se abrirá três vezes por ano.

    4. A quem concedemos financiamento

      O financiamento do CAAF está disponível para um amplo leque de movimentos e atores do ecossistema que compõem e ajudam a promover movimentos sociais. Incluem:

      • Grupos nascentes, informais e formalizados que lideram, promovem ou participam em movimentos.
      • Organizações da sociedade civil, grupos ou organizações comunitárias.
      • Mídia local e jornalistas investigativos.
      • Grupos de estudantes, sindicatos, e outros atores da linha de frente.
      • Organizações e instituições que fornecem espaços físicos e virtuais, ferramentas e tecnologias, treinamento e orientações, e outros tipos de assistência a líderes do movimento e ativistas.
      • Atores não estatais que efetivamente visam, restringem ou combatem autoritários, seus regimes e aliados.

    5. Limites do beneficiário do financiamento

      Com uma grande compreensão do formato, forma e nível de formalidade de possíveis beneficiários de financiamento, temos apenas algumas limitações estritas. Elas são:

      • Os beneficiários do financiamento devem ser não violentos e não partidários
      • Os beneficiários do financiamento devem estar trabalhando em um direito humano reconhecido.
      • Os beneficiários do financiamento não podem ser organismos, agências ou entidades governamentais.
      • Os beneficiários do financiamento não podem ser partidos políticos.

    PARA SABER MAIS SOBRE NOSSOS PARCEIROS CAAF, CLIQUE NOS LINKS ABAIXO:

    DT Institute    Ford Foundation    Packard Foundation

    We use cookies for anonymous analytics collection in order to improve this site for you. By clicking on ‘Allow’ or on any content on this site, you agree that cookies can be placed. For details, view our privacy policy.